Uma das razões pelas quais o UTV é tão popular é porque há uma grande variedade de fabricantes que os produzem. Fabricantes que nem se importam com outras produções esportivas.
Nos Estados Unidos, o maior mercado de UTVs temos como principais fabricantes Polaris, Can-am, Yamaha, Kawasaki, Honda, Arctic Cat. Estes são os nomes mais populares que se especializam na produção de UTV, juntamente com outros veículos esportivos, como motocicletas, quadriciclos, jet sky, motos de neve, etc.
No Brasil, atualmente temos três fabricantes atuando no mercado de UTV´s, Polaris, Can-am e CFMoto.
A Polaris tem dois segmentos de UTV´s, o recreacional/esportivo, com seus RZR e RZR Turbo e a linha utilitária com o Ranger que é feita para trabalho pesado e lazer.
A Can-am possui apenas a linha recreacional/esportiva com o Maverick e Maverick X3, este último um dos maiores sucessos de venda da marca no Brasil.
Já a CFmoto, a caçula no mercado, dispõe de apenas um modelo de UTV o Zforce 800 EX.
Os UTVs são produtos de uso extremo, tanto em atividades no campo quanto para trilhas, rally’s e expedições.
No início de 2017, uma dupla de brasileiros entrou para a história ao se tornar campeã do Rally Dakar, correndo a categoria UTV com um Polaris.
Acredito que a paixão pelos UTVs vai ser ainda maior após esta vitória no maior Rally do mundo, prova disso e o crescente aumento de competidores nas principais provas no Brasil.